-
Arquitetos: SvN Architects + Planners
- Área: 1200 ft²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Terry Tourangeau
-
Fabricantes: Moncer Specialty Flooring
Descrição enviada pela equipe de projeto. Criar uma casa para Niv Fichman, fundador da Rhombus Media foi criar uma expressão de tudo o que ele valoriza. Fichman é exuberante, perspicaz e um generoso apoiador de jovens cineastas de Toronto. Seus créditos mais conhecidos no cinema incluem The Red Violin, o recente filme de Denis Villeneuve, Enemy, e a adaptação para o cinema do romance de José Saramago, Ensaio sobre a Cegueira. O projeto de sua cobertura na 375 King Street West, reflete tanto o seu calor pessoal e apreciação da arte, assim como seu desejo de criar uma função intransigente de cada elemento dentro de seu espaço.
Niv Fichman escolheu o arquiteto Drew Sinclair, diretor no regionalArchitects em Toronto e um recente beneficiário do Canadá Council's Prix de Rome de 2008, para encarregar-se do projeto. Drew reflete sobre a experiência de projeto e arquitetura lenta de Niv, exigindo a produção cuidadosa e hábil de detalhes de arquitetura contemporânea, contra o cenário de uma cidade em rápida transformação.
O projeto e construção da cobertura surgiram de 2009 a 2014. Durante todo o tempo, debates acalorados sobre a relativa instabilidade do mercado de condomínios no centro de Toronto dominou as manchetes dos jornais locais. Economistas, urbanistas e cidadãos continuam a especular sobre os riscos econômicos da incomparável explosão de condomínios da cidade. Preocupações foram citadas sobre o excedente de unidades pequenas não vendidas, a impermanência dos investidores e moradores, bem como a qualidade de construção dos novos arranha-céus de vidro aparecendo em todo o horizonte de Toronto. Fichman e Sinclair continuaram.
Eles negociaram com o construtor para manter a unidade em sua forma bruta: uma caixa de concreto e vidro com 111,48 m², telhados com 3,35 m e vistas do sudeste através do lago. A partir daí, o projeto tornou-se realidade através de um diálogo permanente durante a construção da torre. As necessidades, desejos e aspirações de Niv foram traduzidos por Drew em desenhos, em seguida, pilhas de desenhos, até que o conceito e esboços eventualmente se materializaram em algo flexível, espaços abertos fluidos e formas intricadamente detalhadas. Cada elemento do projeto, desde a banheira personalizada até a prateleira do telefone, evoluiu através de anos de conversa e desenho. O plano subdivide o espaço em zonas: um corredor angular de madeira rica, separando o espaço principal da área de estudos, adega e espaço de trabalho; um espaço afundado do quarto separa o espaço do tatame de dormir do banheiro principal; e uma plataforma de banho levantada é separada da área de estar por uma tela translúcida.
Painéis deslizantes escondem espaços privados: uma lavanderia, um segundo dormitório, uma biblioteca e um lavabo. A circulação se abre para a sala de estar e cozinha, feitas com, grandes vistas panorâmicas deslumbrantes sobre a cidade. Para economizar espaço, elementos individuais assumem múltiplas identidades: uma mesa se transforma em prateleira para separar o vinho; um biombo torna-se uma superfície para dobrar roupa; e os painéis de madeira do chão do banheiro funcionam como um dreno. Na tradição japonesa, os futons para dormir são guardados todos os dias, para que os tatames possam ser usados para trabalho ou entretenimento.
A impressionante coleção de arte de Niv Fichman com esculturas, pequenas pinturas e relíquias culturais exigiu a sensibilidade de um curador. Uma série de nichos de exibição com iluminação integrada exibe e ilumina cada obra de arte. O trabalho de marcenaria desempenha várias funções: abriga o cabeamento, energia e um sistema de aquecimento e ventilação, escondendo o armazenamento e fornecendo um amplo espaço de trabalho.
A natureza transformadora da arquitetura permite que seja prática na aplicação e luxuosa em todos os sentidos. É um testemunho do poder do processo de design interativo: com o tempo, evoluiu para um projeto, ao mesmo tempo, complexo e refinado.